Sabe como se mede a velocidade de uma impressora?
No momento de escolher uma impressora para comprar, é necessário ter em consideração diferentes aspetos como, por exemplo, a velocidade de impressão; ou seja, o número de páginas por minuto que uma impressora pode imprimir a velocidade máxima. A indústria, onde estão a trabalhar as diferentes marcas, mede a velocidade de impressão com o método internacional ISO/IEC 24734, sendo este sistema o mais seguro para comparar os valores das diferentes impressoras.
Esse método ISO/IEC 24734 está a empregar uma série de padrões para determinar a velocidade de impressão das diferentes máquinas, utilizando para isso papel comum e diferentes ficheiros de teste. Todas as empresas que estão a utilizar este sistema fornecem uma maior garantia aos seus usuários, pois lhes oferecem um instrumento de comparação muito válido para poder fazer a escolha no momento de adquirir uma impressora nova.
Para medir a velocidade de impressão, é importante tomar em consideração que a mesma pode variar em função de outros aspetos, como o número de páginas que estão a ser impressas, se as impressões vão ser em cor ou em preto, se a impressão é a frente e verso ou o tipo de papel utilizado.
Atualmente, dentro dos diferentes tipos de impressoras que existem no mercado, as impressoras laser são aquelas que têm uma maior velocidade de impressão. Estes tipos de máquinas estão a utilizar mecanismos de toner e de fixação, permitindo assim uma grande velocidade. Essas impressoras são muito adequadas para os escritórios, negócios ou qualquer outro âmbito no qual as máquinas possam ter uma grande carga de trabalho.