Quais são as diferenças entre um toner e um tambor em uma impressora laser?
Muitos utilizadores perguntam-nos como diferenciar um toner de um tambor nas impressoras laser: quando mudá-los e qual é a sua função são algumas das perguntas mais frequentes. E o facto é que ainda o toner e o tambor desempenhar uma função semelhante, é preciso diferenciá-los para saber o momento para comprar cada um.
Quando deve mudar o toner ou o tambor?
No momento de comprar um novo toner ou um novo tambor, deve tomar em consideração onde se trova a deficiência de impressão. Existem duas possibilidades: se aparecer manchas ou linhas, é uma clara advertência de que o tambor deve ser mudado. Pelo contrário, é desejável mudar o toner se observa que algumas letras faltam na folha, isto é, se encontrar espaços brancos.
Deve saber que existem vários tipos de toners: os que incorporam o tambor e os que não. Os primeiros estão formados por uma única peça de reposição, pelo que se comprar o toner, obterá o toner mais o tambor.
Algumas marcas de impressoras, por exemplo OKI, Brother e Lexmark, frequentemente vendem as peças separadamente, de forma que deve mudar os dois quando for necessário. É preciso dizer que é mais comum mudar o toner que o tambor dado que o tambor tem uma duração superior.
No caso das impressoras HP, Canon ou Samsung, tanto o toner como o tambor podem formar uma única peça; em consequência, deve substituir o toner completo quando a impressão falhar. É preciso dizer que estas unidades (toner e tambor combinados) oferecem uma maior qualidade e menos resíduos de embalagens.
Qual é a diferença entre o toner e o tambor?
O toner é um pó que coloca a imagem ou os carateres sobre o tambor pela eletricidade estática. Dado que o pó do toner é carregado eletro-negativamente, no momento que o cilindro girar, vai atrair umas partículas até os pontos previamente desenhados, aparecendo na folha o que quiser. É recomendável mudar o toner quando observar uma deterioração da qualidade da impressão. Pelo contrário, o tambor é um cilindro giratório carregado eletricamente e o tambor volta sobre si mesmo, recebendo os impactos do laser que desenha sobre o cilindro com pontos eletropositivos.
Se olhar a imagem, observará o seguinte:
- O tambor da impressora prepara o papel para que o laser possa atuar.
- O laser desenha a imagem sobre o papel.
- O toner fica aderido à imagem desenhada.