“Erro no sensor do toner”, um problema comum com as impressoras OKI, como resolvê-lo?
As impressoras OKI, amplamente utilizadas em ambientes profissionais devido ao seu elevado desempenho, apresentam, com tempo e utilização, um problema relativamente frequente. Este é um erro de sensor geralmente causado por acumulação de sujidade. O sensor é uma varinha metálica oscilante que se move mais rápido ou mais lentamente dependendo da quantidade de toner (quanto mais toner, mais lenta é a oscilação e vice-versa). Por outras palavras, a velocidade de oscilação marca o nível de toner detectado pela impressora. Esta leitura é feita através do reflexo da luz emitida por um LED numa placa metálica que gira ao lado da haste oscilante. Se esta placa ou o LED estiverem sujos, o sensor não recebe a reflexão da luz e a falha ocorre, “Erro no sensor do toner”.
Existe uma solução? Naturalmente. A placa metálica sobre a qual a luz reflecte deve ser limpa. Para o fazer, siga estes passos simples.
- A placa metálica está localizada na lateral do tambor e é protegida por uma tampa circular. Primeiro retire a tampa.
- Agora, utilizando um cotonete embebido em álcool, limpe-a cuidadosamente.
- Uma vez limpa a placa metálica, recolocamos a tampa e deixamos tudo como estava.
- Pronto? Então, vamos imprimir novamente para verificar se o erro desapareceu.
Se o erro foi devido a sujidade, o mais comum nestes casos, e a sujidade tiver desaparecido, poderá imprimir sem qualquer problema.