Tinteiros e toners baratos

|

Envio e Devolução GRÁTIS* desde 40 € (envio standard 3,95 €)

É possível misturar tinteiros compatíveis e originais na mesma impressora?

É possível misturar tinteiros compatíveis e originais na mesma impressora?

Para além das dúvidas que possa ter ao escolher os seus consumíveis de impressão, descobrimos que existe um problema recorrente. Um utilizador que combina um tinteiro preto compatível com um tinteiro magenta original na sua impressora (este é um exemplo), e descobre com irritação que a mistura não funciona. Porque é que isto acontece? Será que não é possível utilizar em conjunto consumíveis compatíveis e originais? Depende. As impressoras mais utilizadas em casa são impressoras a jacto de tinta e estas podem usar tinteiros com a cabeça de impressão integrada no próprio consumível ou tinteiros sem cabeça porque a máquina a tem incorporada. Será isto importante quando se trata de misturar tinteiros compatíveis e originais? Sim, porque os tinteiros com cabeça de impressão integrada podem ser misturados sem problemas (exemplo: HP 301 preto e cor, ou Canon 540 e 541) enquanto os que não têm cabeça devem ser todos iguais, ou todos compatíveis ou todos originais, para que a impressora os possa reconhecer (exemplo Brother LC1280 preto, ciano, magenta e amarelo).

Então, devo comprar tinteiros originais ou compatíveis?

Comecemos pelo facto de que a tinta não é barata e que as marcas recomendam e vendem os seus próprios consumíveis porque é através da sua venda que obtêm a maior parte dos seus lucros. Por esta razão, há muitos fabricantes que afirmam que o consumidor perderá a garantia da impressora se utilizar outros tipos de tinteiros. Isto foi negado pela própria DECO PROTESTE, a maior organização de defesa do consumidor portuguesa, no seu artigo 'Tinteiros compatíveis: uma boa solução para a impressora?': “De modo geral, de acordo com as declarações de garantias e observações feitas pelos fabricantes, o uso de cartuchos alternativos não invalida a garantia. No entanto, qualquer dano causado à impressora por um tinteiro alternativo é improvável que seja coberto pela garantia.” A associação afirma ainda que “é pouco provável que tinteiros alternativos possam danificar a impressora. Os testes realizados demonstram que, mesmo nos casos em que os tinteiros compatíveis não funcionam, estes não danificam as impressoras”.

Da mesma forma, é de notar que, embora o preço seja a principal vantagem dos tinteiros compatíveis em comparação com os originais (a diferença de custo pode atingir 70% em alguns casos), todos os consumíveis têm de passar por controlos rigorosos que garantem a qualidade do produto. Através de um fornecedor de confiança, a utilização de tinteiros compatíveis assegura uma impressão de qualidade a um custo muito mais baixo. Só tem de saber onde e qual comprar, e se pode ou não combiná-los.

Postagens relacionadas / Descubra os nossos últimos artigos!