Como sublimar canecas
A sublimação de canecas está na moda. Como recordação de uma viagem, com uma frase inspiradora, com uma piada ou com aquela foto do seu cão que adora. É o presente perfeito e, para além disso, pode personalizá-lo e fazê-lo em casa. A primeira coisa que precisa de saber é que a sublimação é uma técnica de impressão digital bastante simples que lhe permite decorar diferentes objectos. Ou seja, por sublimação, imprimiremos uma imagem fotográfica num suporte, neste caso uma caneca, embora também possa ser feito numa peça de roupa, numa capa de telemóvel ou numa mala. E porquê canecas? Porque é o produto mais personalizável que há. Relembramos que na Webcartucho pode comprar canecas para sublimar.
O que é necessário para sublimar canecas?
Pegue lápis e papel e escreva o que precisamos para sublimar uma caneca: uma impressora de sublimação (utilize sempre impressoras de jacto de tinta), tinta de sublimação (só deve utilizar a impressora de sublimação com tinta de sublimação, se a utilizar com tinta normal não funcionará para este fim), papel de sublimação, fita adesiva térmica e uma prensa para canecas. Não entre em pânico, agora vamos explicar o processo com mais detalhes.
Impressora de sublimação
A primeira coisa a ter em conta é que deve ser uma impressora a jacto de tinta e que deve ser concebida exclusivamente para sublimação. Ou seja, se a impressora que vai utilizar para sublimação for utilizada com tinta normal, não será útil para sublimação. Por outro lado, e como estamos a falar de sublimar canecas, o que significa que a área de impressão é pequena, uma impressora A4 serve.
Tinta de sublimação
São tintas especiais para sublimação que reagem com a temperatura transformando-se num gás e penetrando na superfície do produto sublimável, neste caso uma caneca. É por esta razão que as tintas normais não são adequadas para sublimação.
Papel de sublimação
O papel de sublimação actua como suporte da tinta desde a impressora até à caneca. Um bom papel deve conseguir a máxima definição e permitir a máxima transferência de tinta. Note também que embora existam marcas diferentes, existe apenas um tipo de papel para sublimação, independentemente do que vamos sublimar, isto significa que o papel será o mesmo para canecas, tecidos, porcelana, etc.
Fita térmica
A função da fita térmica é basicamente fixar o papel de sublimação já impresso na caneca e resistir à temperatura da prensa.
Prensa para canecas
Existem diferentes tipos e versões de prensas térmicas para canecas, só tem de encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades em termos de preço, características e tamanho.
Como sublimar canecas passo a passo
- Escolha um desenho e uma caneca, tendo em conta que, embora não existam limites no desenho, existem limites na caneca, nem todos elas são adequadas. Deve estar preparada para sublimação, ter uma qualidade e um acabamento uniforme para que o resultado seja óptimo e duradouro, e de preferência em branco, para evitar que a cor do desenho se funda com a cor da caneca.
- Agora imprima a imagem escolhida na sua impressora de sublimação, utilizando sempre tinta de sublimação e em papel de sublimação.
- Já está? Recorte a imagem para que possa ser devidamente fixada à caneca com a fita térmica.
- Coloque a caneca sobre a prensa, ajuste-a, e deixe-a durante o tempo indicado nas instruções.
- Pronto! Espere que arrefeça (ou arrefeça debaixo da torneira se a caneca for de cerâmica e não de vidro) e já pode deitar o seu café nela.
Dicas para uma sublimação de caneca bem sucedida
- Certifique-se de que a imagem escolhida é clara e tenha em conta as medidas da caneca.
- Como já dissemos, não é qualquer caneca que serve, utilize sempre uma caneca que esteja preparada para sublimação, seja uniformemente branca, e não tenha fendas ou imperfeições.
- Por favor note que quando imprimir a imagem no papel de sublimação não a verá na mesma cor que a imagem original. Não se preocupe. A coloração será correcta assim que se fixar o desenho à caneca e se passar na prensa.
- Uma das partes mais importantes do processo é fixar a imagem à caneca usando a fita térmica. Deve ter o cuidado de se certificar de que está no lugar certo e sem pregas. Se o papel não colar com a pressão correcta, o resultado não será bom.
- Ao colocar a caneca na prensa, é preferível que não esteja demasiado fria. Lembre-se, também, que se estiver a fazer o trabalho num local muito frio ou húmido, a prensa precisará de um pouco mais de tempo.
- Quando terminar, não arrefeça a caneca utilizando água fria, a menos que seja de cerâmica, se for de vidro pode rebentar.